Manual de Normalização para o NITEG e o PPGCI da ECI-UFMG
Apresentação do Manual > Coleta de informações

Coleta de informações

Nenhuma pesquisa começa do zero e é preciso procurar por estudos já realizados para fundamentar ou guiar as observações do estudo. A pesquisa bibliográfica é de suma importância na pesquisa científica, pois influenciará todas as suas etapas, fornecendo embasamento teórico. Ela é constituída de levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas ao tema da pesquisa. Uma pesquisa exaustiva sobre o tema proposto na pesquisa deve ser a primeira coisa a fazer, procurando fazer um histórico sobre o tema, atualizando-se sobre ele e tentando encontrar respostas ou contradições sobre o problema formulado. Efetuar esse levantamento evitará repetição de trabalhos já realizados.

É indispensável que se faça a catalogação de todo o material pesquisado, pois não é possível guardar na memória todas as informações relevantes obtidas. Procure por trabalhos relevantes e de importância dentro do tema proposto, que devem ser recentes e de qualidade incontestável. Há necessidade de fichamento de leitura, tendo sempre em vista o problema que se pretende resolver. Anote todas as suas inferências, após suas leituras analíticas, marcando os problemas levantados, as conclusões alcançadas e mostrar as lacunas.

Evite citações em excesso, porém, elas devem ser identificadas, sempre, com o nome do autor, prenomes, título da obra, a edição, o local, editora, ano e a(s) página(s) onde se encontram. Nunca se esqueça de anotar tudo isso, pois essas informações serão fundamentais para a indicação das fontes de citações e para a elaboração da lista de referências. Tenha certeza de que todo seu trabalho poderá ser comprometido e geralmente é muito difícil encontrar o que falta ao final da pesquisa.

Se a coleta de informações for feita de forma inadequada, o autor corre o risco de ter, ao final, um trabalho de baixa qualidade. Muitas vezes o autor se vê obrigado a refazer todo o trajeto de forma inversa, buscando uma referência sobre uma informação que se mostrou fundamental à sua pesquisa. Não corra esse risco! Faça a pesquisa bibliográfica arranjando todas as anotações de forma sistemática e organizada.

IMPORTANTE
Durante a leitura dos documentos, ao longo da pesquisa, não deixe de fazer um arquivo com as anotações sobre as partes que interessam ou possam interessar ao seu trabalho, mesmo que ao final descubra que algumas não foram necessárias. Anote o autor, o título da obra, o ano, a página na qual aparece a parte que é interessante, além de toda a parte, é claro. 

Você vai descobrir depois que esta dica simples vai evitar um problema comum na feitura de documentos científicos, que é o sumiço de materiais interessantes já lidos.