Manual de Normalização para o NITEG e o PPGCI da ECI-UFMG
Apresentação do Manual > Redação e Estilo > A escrita

A escrita

As informações a seguir foram elaboradas pelo prof. Maurício Barcellos Almeida, e gentilmente cedidas para fazer parte deste Manual:

Competências gramaticais básicas
Um texto é um conjunto de enunciados significativos que se organizam em parágrafos. Os parágrafos, por sua vez, são compostos de períodos. Os períodos são compostos de orações. O período é um conjunto frasal estruturado em torno de uma ou mais orações. O período simples compreende uma única oração. O período composto estrutura‐se em torno de duas ou mais orações. Orações são frases constituídas, dentre outras coisas, por palavras como verbos, substantivos, adjetivos, advérbios e conjunções. Um texto é formado basicamente por esse conjunto de elementos, o qual então permite estruturar as idéias.

Planejamento do parágrafo
Um parágrafo deve manter um objetivo, ou seja, é preciso delimitar o conjunto ou tipo de informações na unidade. Deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão, e dessa forma, no mínimo três períodos. Ao planejar um parágrafo é necessário relembrar o que se sabe sobre o assunto. Antes de iniciar a redação faça um esboço de itens e tópicos que poderão servir para o desenvolvimento de períodos e parágrafos. Construa uma arvore temática.

Organização e objetivos de um parágrafo
A forma de organização de um parágrafo está relacionada a seus objetivos. As formas clássicas de organização de um parágrafo são:
  • Tempo: histórico sobre o assunto, datas, origens, narrativa histórica. Quando?
  • Espaço: locais, situações no espaço. Onde?
  • Definição: definir, conceituar, explicar o significado. O que é?
  • Enumeração: lista de características e funções, princípios, fatores, etapas, etc.;
  • Comparação: estabelecer relações de semelhança e diferença;
  • Causa e efeito: resultados, conseqüências, fatores causais;
  • Exemplificação: fatos concreto, provas factuais;
  • Conclusão e dedução: dedução geral, sintetizando os dados dos parágrafos anteriores.
  • Usar as idéias desenvolvidas para parágrafos, considerando outras unidades de texto: seções, capítulos, partes, o próprio trabalho. Todas as partes e o próprio trabalho devem refletir uma estrutura como a organizada para o parágrafo.
Para escrever bem é preciso reescrever várias vezes. Há necessidade de alternância do assunto de estudo e de "descanso" de uma versão ou trabalho antes de seu fechamento.