Manual de Normalização para o NITEG e o PPGCI da ECI-UFMG
Apresentação do Manual > Redação e Estilo > Clareza de redação

Clareza de redação

Essa regra deve estar presente nas outras três regras a seguir. Transmitir as idéias e pensamento é o objetivo primordial de um documento acadêmico. Com isso, o aluno pode convencer o leitor de um ponto de vista ou nova evidência propiciada pelo estudo em questão. Ter clareza na redação é fundamental para obter sucesso nesse intento.

Num texto acadêmico, expressões elegantes e um estilo apurado não são imprescindíveis. É imperativo que o texto tenha preocupação na maximização da clareza de redação, sem que haja uma simplificação excessiva, o que pode prejudicar a qualidade dos argumentos e do resultado conseguido.

Cada argumento deve ser baseado em referências à literatura ou outro tipo de evidência, sem extrapolações. Um texto repleto de longas citações, notas de rodapé, gráficos, equações e tabelas, geralmente são mais difíceis de ler e de entender. É essencial que o autor encontre um equilíbrio entre os vários elementos utilizados na fundamentação da argumentação e na clareza de sua exposição.