Manual de Normalização para o NITEG e o PPGCI da ECI-UFMG
Apresentação do Manual > Redação e Estilo > Conclusão

Conclusão

A conclusão é indispensável para dar finalização formal ao trabalho, onde devem ser destacados os principais aspectos e contribuições. Uma boa forma de concluir é apresentar um resumo do que era esperado, isto é, rever o objetivo geral e os específicos do estudo, ressaltando os pontos mais significativos da argumentação.

É também imprescindível, para dissertações e teses, a indicação de problemas dignos de estudos futuros, surgidos ao longo da investigação, os quais não puderam ser esclarecidos ou não faziam parte do escopo do trabalho (caso isso não tenha sido feito na discussão).

Identifique possíveis limitações da pesquisa, decorrentes da metodologia ou outro acontecimento considerados entraves para um melhor andamento do trabalho.

Indique prováveis oportunidades de trabalhos futuros
ATENÇÃO: Nunca introduza assunto novo na conclusão. Evite usar citações, uma vez que neste momento o autor deve apresentar suas próprias impressões acerca de todo o trabalho efetuado. Não use também argumentações, próprias ou de outros autores, que devem estar contidas no capítulo de conceitos e revisão de literatura ou na discussão dos resultados.