Manual de Normalização: NITEG, PPGCI e PPGGOC - ECI-UFMG
|
|
|
|
Apresentação do Manual > Redação e Estilo > Metodologia |
MetodologiaMetodologia é a descrição detalhada dos métodos, técnicas e processos
seguidos na pesquisa, explicando as hipóteses ou pressupostos,
população ou amostra, os instrumentos e a coleta de dados.
Os métodos
inéditos desenvolvidos pelo autor devem ser justificados e suas
vantagens apontadas em relação a outros autores. Novas técnicas podem
ser descritas com detalhes, inclusive novos equipamentos ilustrados com
fotografias e desenhos.
Neste capítulo será apresentado os métodos e procedimentos adotados para o desenvolvimento do trabalho. Este capítulo é de extrema importância, pois as conclusões e achados de uma pesquisa terão pouca validade científica se a forma como se chegou a eles carecer de cientificidade. O pesquisador precisa usar métodos cientificamente aceitos na busca pela compreensão do mundo.
Para que o trabalho tenha qualidade, deve usar métodos que façam sentido para os outros pesquisadores da área, lidando com problemas semelhantes. O rigor na apresentação dos detalhes dos procedimentos metodológicos adotados imprime confiança no leitor, pois significa que a pesquisa foi realizada com a exatidão necessária para que se possa acreditar nos resultados obtidos.
A metodologia escolhida deve ser aquela que mais irá ser adequada ao seu objeto de estudo e à abordagem aplicada.
Há dois métodos principais: 1) quantitativo, que é o uso de instrumental estatístico, de dados numéricos; e 2) qualitativo, que se caracteriza pela qualificação dos dados coletados, durante a análise do problema.
A taxonomia de verbos para uso em metodologia (verbos de ação) a seguir
foi fornecida pela profa. Alcenir dos Reis, durante disciplina de
Métodos e Técnicas de Pesquisa, ministrada na ECI-UFMG, em 2006.
Conhecimento:
Apontar; Calcular; Classificar; Definir; Descrever; Distinguir;
Enumerar; Enunciar; Especificar; Estabelecer; Exemplificar; Expressar;
Identificar; Inscrever; Marcar; Medir; Nomear; Ordenar Reconhecer; Registrar; Relacionar; Relatar; Repetir; Sublinhar; (Evocar)
Compreensão: Concluir;
Deduzir; Demonstrar; Derivar; Descrever; Determinar; Diferenciar;
Discutir; Estimar; Exprimir; Extrapolar; Ilustrar; Induzir; Inferir;
Interpolar; Interpretar; Localizar; Modificar; Narrar; Preparar;
Prever; Reafirmar; Relatar; Reorganizar; Representar; Revisar;
Traduzir; Transcrever.
Aplicação:
Aplicar; Demonstrar; Desenvolver; Dramatizar; Empregar; Esboçar;
Estruturar; Generalizar; Ilustrar; Interpretar; Inventariar; Operar;
Organizar; Praticar; Relacionar; Selecionar; Traçar; Usar.
Análise: Analisar;
Calcular; Categorizar; Combinar; Comparar; Contrastar; Correlacionar;
Criticar; Debater; Deduzir; Diferenciar; Discriminar; Discutir;
Distinguir; Examinar; Experimentar; Identificar; Investigar; Provar.
Síntese:
Compor; Comunicar; Conjugar; Construir; Coordenar; Criar; Desenvolver;
Dirigir; Documentar; Escrever; Especificar; Esquematizar; Exigir;
Formular; Modificar; Organizar; Originar; Planejar; Prestar; Produzir;
Reunir; Sintetizar.
Avaliação: Argumentar;
Avaliar; Comparar; Contrastar; Decidir; Escolher; Estimar; Julgar;
Medir; Precisar; Selecionar; Taxar; Validar; Valorizar.
Submenu
|
|
|
|
|