Manual de Normalização para o NITEG e o PPGCI da ECI-UFMG
Apresentação do Manual > Redação e Estilo > Organização textual

Organização textual

A estruturação de um texto, numa seqüência lógica, com princípio, meio e fim, é importante para que o leitor consiga entender o texto. É imprescindível que o trabalho tenha uma introdução (seção inicial), desenvolvimento e uma conclusão (seção final), bem definidas no texto, ainda que não sejam exatamente esses os termos empregados.

O desenvolvimento do documento acadêmico científico, isto é, o desenvolvimento do corpo do texto, implica uma divisão. É preciso haver uma revisão da literatura sobre o tema, a indicação da metodologia aplicada para alcançar os objetivos propostos, uma discussão da abordagem teórica e conceitual ou do modelo analítico em que se coloca o argumento, uma descrição dos dados utilizados, uma apresentação e discussão dos resultados ou conclusões, entre outros. 

Nos trabalhos que envolvem parte experimental, sugere-se utilizar as seguintes seções: introdução; objetivos; revisão da literatura; materiais e métodos; resultados; discussão e conclusões.

Nos trabalhos que tratam de pesquisa bibliográfica, sugere-se utilizar as seções: introdução, pesquisa bibliográfica e conclusões.

É necessário que cada parte esteja bem explícita, para que o leitor possa facilmente compreender a argumentação apresentada.