Manual de Normalização para o NITEG e o PPGCI da ECI-UFMG
Apresentação do Manual > Redação e Estilo > Referencial teórico

Referencial teórico

Esta etapa do projeto é importante, porque apresenta uma breve discussão teórica do problema, na perspectiva de fundamentá-lo nas teorias existentes. As teorias e teóricos utilizados na pesquisa devem estar alinhados com a linha de pensamento e de investigação da pesquisa. A fundamentação teórica apresentada deve, ainda, servir de base para a análise e interpretação dos dados coletados na fase de elaboração do relatório final. Os dados apresentados devem, necessariamente, ser interpretados à luz das teorias aplicadas.

O referencial teórico escolhido possui a função de validar a dimensão interna e de construto da pesquisa, estabelecendo relações causais que serão operacionalizadas com a ajuda do referencial.

Para a apresentação do referencial teórico sugere-se usar uma estrutura narrativa de análise temática, que é uma estrutura na qual o pesquisador destaca e explicita: i) o que é conhecido e já aceito como válido pelas contribuições centrais dos estudos anteriores; (ii) a extensão em que o consenso é compartilhado nas várias dimensões de análise, como, por exemplo, abordagens teóricas e modelos causais; (iii) a perspectiva histórica do tópico da pesquisa, com menção especial para formulações iniciais, refinamentos contemporâneos da teoria, principais temas emergentes; e (iv) o estado da arte de métodos e das técnicas (TRANFIELD; DENYER; SMART, 2003).

Em geral, espera-se que somente parte dos documentos lidos pelo pesquisador seja usada para a composição do referencial teórico, uma vez que a partir da escolha de uma perspectiva teórica específica, alguns dos documentos lidos estarão desalinhados com a abordagem escolhida.

O texto deve ser estruturado de forma a validar um caminho específico na procura por uma resposta à pergunta da pesquisa, e a estratégia de pesquisa aplicada deve estar claramente indicada, permitindo a avaliação pela comunidade científica.