Manual de Normalização para o NITEG e o PPGCI da ECI-UFMG
Apresentação do Manual > Referências

Referências

As referências são elementos de apresentação obrigatória.

Elas consistem em um conjunto de elementos que permitem a identificação de publicações, em formato impresso ou meio eletrônico, no todo ou em parte.

Nas referências são relacionadas todas as fontes efetivamente utilizadas no trabalho.

Todos os documentos científicos devem, obrigatoriamente, apresentar no texto as citações das fontes (bibliografias ou on-line) citadas, e que serviram como base teórica para a elaboração do trabalho. Ao final da obra, todas as referências devem ser listadas, constando de todas as informações necessárias para que os leitores possam ter acesso a qualquer referência mencionada no texto.

A forma de referência adotada pelo NITEG e pelo PPGCI segue as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), de 2002.

As referências devem ser redigidas na mesma fonte e tamanho do texto, com espaçamento simples entre linhas de uma mesma referência, com um espaço duplo entre diferentes referências, e listadas em ordem alfabética.

Em casos de mesmo autor(es), deve ser respeitada a ordem cronológica (ano) crescente.

Nos casos de mesmo autor(es) e mesmo ano, deve ser verificado o mês de publicação e utilizada a indicação com letras minúsculas (a, b, c).

Em situações nas quais há trabalhos que foram consultados para formação de base conceitual do pesquisador, mas não foram citados no texto, tais trabalhos podem vir listados logo após a lista de referências sob o título Referências Consultadas.

Os autores dos títulos referenciados devem, preferencialmente, ter seus nomes indicados de forma completa. Na falta desses elementos, deve-se indicar, pela ordem: o sobrenome, seguido do prenome e dos demais nomes abreviados; ou o sobrenome e a abreviatura do prenome e dos nomes intermediários.

Atentar para o fato de que o elemento de deve ser indicado, inclusive no caso de nomes abreviados parcial ou completamente:
1ª opção: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.
2ª opção: FERREIRA, Aurélio B. de H.
3ª opção: FERREIRA, A. B. de H.

As referências são normatizadas conforme o tipo de material. As referências são regidas pela Norma ABNT NBR 6023/2002.

Importante: Não esquecer que, caso insira em alguma referência da listagem algum elemento não essencial, esse elemento deverá ser colocado em todas as referências da listagem.

Neste Manual serão apresentados alguns casos mais comuns e alguns casos especiais de referências.

Submenu