Manual de Normalização para o NITEG e o PPGCI da ECI-UFMG
Apresentação do Manual > Tipos de documentos > Monografia ou TCC

Monografia ou TCC

Segundo a ABNT-NBR 14724 (2002), monografia é um documento que representa o resultado de um estudo científico, obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Esse documento deve expressar conhecimento do assunto escolhido, que será feito sob a supervisão de um orientador.

No NITEG/ECI da UFMG, apresentar uma monografia (TCC) é critério final de avaliação. Esse documento deve ser discussão escrita sobre um ponto particular (assunto/tema único), com o objetivo de demonstrar os diversos aspectos da formação do aluno. Promove a habilidade de interlocução entre saberes e motiva um estudo mais aprofundado de um tema específico, através de reflexão, análise e do treinamento de redação de documentos acadêmicos. São geralmente direcionados para a formação e vida profissional.

A elaboração da monografia (TCC) deverá obedecer às normas científicas estabelecidas pela ABNT, conforme formato apresentado por este manual. Ela será elaborada individualmente, seguindo as orientações do professor orientador. A monografia final deverá conter no mínimo 15, e no máximo 60 páginas.