Manual de Normalização para o NITEG e o PPGCI da ECI-UFMG
Apresentação do Manual > Como buscar: dicas

Como buscar: dicas


Busca Bibliográfica
Uma busca bibliográfica é composta de palavras-chave, podendo conter também outros dados como autor, ano, editor, título de periódico, etc. Para compor uma estratégia de busca com mais de um termo ou dado são usados operadores booleanos.

Expressão Booleana
A relação lógica entre os termos a serem pesquisados, chamada de expressão booleana, é estabelecida pelos operadores lógicos também conhecidos como operadores booleanos. Estes operadores são derivados da teoria dos conjuntos e são de uso universal para a ampliação ou a restição (refinamento) dos resultados.

Os operadores válidos numa expressão de pesquisa (busca bibliográfica) são os seguintes:
• AND: Interseção. Busca todos os registros onde ocorram simultaneamente os termos indicados;
• OR: União. Busca todos os registros onde exista qualquer um dos termos indicados;
• NOT; AND NOT: Exclusão. O uso varia com a base utilizada. Traz como resultado de pesquisa registros que possuam a palavra que precede o operador e excluam as palavras que o sucedem.

Uso do Parêntese
Usado quando queremos “agrupar” termos, fazer a união ou interseção ou exclusão de vários termos em uma única estratégia de busca ou usar temos correlatos adicionados a outros que complementam a pesquisa. Sem o seu uso a base irá recuperar vários registros não pertinentes ao pesquisador.

Truncar um termo
Quando não temos certeza se o termo que queremos entra na base no plural ou singular, ou se o termo tem uma variação no seu sufixo, truncamos o termo.
Truncar é usar um caracter para especificar variações no termo de busca, substitui o sufixo de uma palavra.
Ex.: fish* - a base recuperará fish, fishing, fishes, fishery, etc.

Exemplos de caracter usados nas bases para truncar um termo:
Compendex             “ ? ”
Ebsco (Blackwell)     “ * “
Econlit                      “ * “
Gale Infotrac            “ * “
OVID                        “ $ “
Proquest                  “ ? “
Scielo                       “ ? “
Science Direct           “ ! “
Web of Science        “ * “

Ajuda dos bancos de dados
Consultar a Ajuda/Help/Tutoriais da base de dados antes de começar a pesquisa ou em caso de dúvida. Cada base possui suas particularidades.

Coleta dos dados
Para facilitar a recuperação das referências e seus respectivos textos completos em sua pesquisa, use um editor de textos (Word/WordPad). Faça um documento onde possa conter o assunto de sua pesquisa, a base de dados que está sendo pesquisada, a estratégia de busca, a referência bibliográfica (com ou sem resumo que será “colada” no documento) e a indicação da existência de texto completo. Este também é um modo de evitar a duplicidade de registros na pesquisa, já que para acrescentar uma nova referência pode-se usar o localizador do word/wordpad (ctrl+L ; ctrl+F) para saber se já existe ou não aquele título.

Terminado o levantamento bibliográfico sobre o assunto determinado, selecionar as referências pertinentes e que não ofereceram acesso ao texto do artigo.

Procurar a instituição que possui o periódico desejado no CCN (Catálogo Coletivo Nacional): http://ccn.ibict.br/busca.jsf