Manual de Normalização para o NITEG e o PPGCI da ECI-UFMG
Apresentação do Manual > Redação e Estilo

Redação e Estilo

Os documentos acadêmicos exigem linguagem formal, com rigor técnico, lingüístico e semântico. Há diversos manuais que tratam, com preceitos detalhados, de normas para padronização de documentos acadêmicos. Poucos abordam a questão da redação dos mesmos.

Nesta seção serão apresentados os conceitos de monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de dissertação e de teses. Além disso, serão oferecidas informações sobre quatro regras básicas que devem ser respeitadas na redação desses tipos de documentos acadêmicos: 1) clareza de redação; 2) linguagem adequada; 3) organização textual; e 4) conteúdo. Serão apresentadas ainda algumas questões práticas para subsidiar a produção de textos em documentos acadêmicos.

Atentem para o fato de que as instruções aqui presentes não dispensam a necessidade de que o texto seja revisado por pessoa profissionalmente capacitada e que tenha estado ausente nas etapas de produção do documento final. Somente assim a revisão poderá alcançar os problemas existentes.


Submenu