Manual de Normalização para o NITEG e o PPGCI da ECI-UFMG
Apresentação do Manual > Citações

Citações

As citações são informações de outras fontes que não sejam do autor do trabalho, obtidas a partir do levantamento bibliográfico. Toda informação desse tipo deve ser expressamente indicada e documentada no corpo do trabalho.

As citações são essenciais nos documentos acadêmicos, pois fundamentam a idéia ou argumento que se pretenda defender. É, portanto, imprescindível que seja dado o devido crédito à idéia citada, sob pena de ser acusado de plágio. Pode-se ainda fazer citação direta de traduções, desde que identificadas como tal, colocando, após a citação, a expressão “tradução nossa”.

Todas as citações devem ser expressamente identificadas pelo nome do autor, ano do trabalho citado e número da página onde a citação está exibida. A citação indireta poderá omitir a página, principalmente se for sobre um longo trecho do documento citado ou se for sobre as idéias do autor, em geral. Aconselha-se que as citações não excedam catorze linhas de texto. Toda pesquisa científica deve corresponder a uma visão pessoal e original, portanto, o número de citações não pode ser excessivo.

Fatos e acontecimentos de domínio público ou de conhecimento geral, que sejam de fácil verificação e semelhantes em todas as fontes, não precisam de citação.

As citações consideradas neste manual são as indiretas e as diretas.


Submenu