Manual de Normalização para o NITEG e o PPGCI da ECI-UFMG
Apresentação do Manual > Redação e Estilo > Introdução

Introdução

Na introdução "devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho" (ABNT NBR 14724:2005, p. 6). 

A introdução é uma reafirmação e uma versão estendida do resumo, repetindo e especificando ainda mais as ideias apresentadas. Se o resumo contém algumas linhas para cada palavra ou ideia central, a introdução poderá conter mais de um parágrafo para cada uma dessas linhas. Ela deve nortear o leitor em relação ao trabalho que está detalhado no texto, pois uma tese/dissertação/monografia não é um livro de suspense. Assim, a introdução descreve, de maneira geral, as principais contribuições do trabalho, bem como os resultados experimentais (ou de validação).

Atenção: Faça uma rápida introdução geral da área do conhecimento à qual o tema escolhido está ligado. Porém, não inicie na "pré-história"!

A introdução é uma das primeiras tarefas a ser feita e, também é uma das últimas. Deve-se iniciar a sua elaboração no começo da pesquisa e termina-se ao final da pesquisa, com tudo pronto, atualizando-a e adaptando-a à pesquisa realizada.

Ela deve introduzir o  tema, fornecendo uma visão total do trabalho de forma sucinta e objetiva, podendo ser composta por 10 ou 14 parágrafos, conforme sugerido a seguir:
  • a área do conhecimento (mais ampla),
  • o tema e a sua contextualização na área mais ampla,
  • delimitação do tema, até o objeto de estudo,
  • bases teóricas e o método adotado, 
  • o problema de pesquisa (pergunta / problema),
  • hipóteses ou pressupostos, ou seja, as "respostas" do problema de pesquisa às quais seu trabalho tentará provar
  • objetivos geral e específico, 
  • apresente as justificativas: qual a importância da pesquisa ou da proposta (objetivo geral)? Por que o trabalho é importante? Qual a importância da pesquisa para a sociedade, comunidade científica, pessoal etc.?,
  • breve descrição dos capítulos (estrutura do documento).
Esses elementos podem estar apresentados em texto corrido ou em subseções. 

A introdução é dedicada a mostrar a motivação que o levou a fazer o estudo, a importância e relevância do tema, o problema a ser resolvido e, de forma resumida e geral, como ele será resolvido. Portanto, a introdução traz um panorama da área de pesquisa, das dificuldades relacionadas ao problema observado e qual contribuição seu estudo traz com relação a esses problemas. 

O texto deve ser: objetivo, preciso, imparcial, claro, coerente e escrito na forma impessoal. Dessa forma, os verbos que aparecem no decorrer do texto devem ser utilizados na terceira pessoa do singular, evitando-se usar na terceira pessoa do plural e nunca na primeira pessoa.

CUIDADO
Lembre-se de que um tópico (seções e subseções) nunca deverão ficar sem um texto relacionado a ele.

Submenu