Manual de Normalização para o NITEG e o PPGCI da ECI-UFMG
Apresentação do Manual > Redação e Estilo > Resumo

Resumo

O resumo de um documento acadêmico é do tipo informativo e possui apenas um parágrafo. Ele deve indicar ao leitor todas as informações importantes para que se saiba exatamente qual o objeto de pesquisa, suas finalidades, o universo empírico, a metodologia utilizada, os referenciais teóricos, e os principais resultados atingidos.

Inicia-se o resumo com uma sentença tópica que expresse o tema central do assunto abordado no documento. Deve-se utilizar o verbo na 3ª pessoa do singular, de preferência na voz ativa, pois ela contribui para clarear, abreviar e dar ênfase à mensagem escrita. Deve conter frases curtas, porém completas, ligadas por conectivos de transição que propiciem a coerência (evitar estilo telegráfico); usar o tempo verbal no passado para os principais resultados e presente para comentários ou para salientar implicações significativas; não usar abreviações, siglas, símbolos, referências bibliográficas ou palavras especializadas.

Estrutura do resumo: O resumo deve ser elaborado depois de concluído o trabalho, e sua estrutura deve obedecer ao seguinte esquema (indicado pela Profa. Lídia Alvarenga):
1) os objetivos (o que foi feito?);
2) o objeto de estudo;
3) o universo empírico (material);
4) a metodologia aplicada (como foi feito?);
5) as temáticas tratadas na fundamentação teórica; e
6) os principais resultados alcançados.

Para maiores detalhes consultar:
OLIVEIRA, Mirian. A informação nos títulos e resumos: trabalhos do Enanpad97. In: XXIII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 23., Foz do Iguaçu, 1998. Anais eletrônicos... Foz do Iguaçu, 27 a 30 de setembro de 1998. 1 CD-ROM.
   
Palavras-chave: o termo palavra-chave (keyword), não tem um sentido exato, isto é, não quer dizer que seja apenas uma palavra, pode muito bem ser uma frase ou um conjunto de palavras (expressão).

Segundo a NBR 6028:2003, as palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e terminadas, também, com ponto.
Ex.: Palavras-chave: Manual. NITEG. PPGCI. Normas.

As palavras-chave devem ser escolhidas com bastante rigor, pois têm de representar adequadamente os principais temas abordados na pesquisa.

Número de palavras-chave: apresente 4 (quatro) ou 5 (cinco) palavras-chave.